top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Quais as desvantagens dos soldadores robóticos


A soldagem robótica é um processo de instalação das máquinas automatizado e utilizado para fazer alguns procedimentos de soldagem. Há vários tipos básicos das máquinas, as de articulação e as retilíneas. No caso das retilíneas, elas são capazes de se movimentar em todos os três eixos e possuem um punho rotativo, que permite que o robô se movimente em qualquer lugar que seja necessário em seu espaço. Um braço de robô articulado se movimenta mais como um braço humano com seu punho rotativo, sendo mais limitado.

Processos de soldagem

Eles usam diversos processos diferentes para poder soldar. Flux Cored Arc Welding é o sistema de soldadura flexível, podendo ser utilizado em várias áreas diferentes, porém pode produzir solda mais fraca. SMAW é um processo adaptável e comum, que usa eletrodos para aquecer e para soldar o metal. A soldagem a arco submerso é um sistema de solda mais complexo e que precisa da máquina trabalhando sem supervisão. Gás Tungsten Art Welding já é um jeito que pode ser usado em muitos materiais, porém apenas em superfícies horizontais.

Como funcionam

Um soldador robótico é um dispositivo de soldadura que está ligado a um braço robótico. O braço precisa ser programado para soldar uma determinada tarefa, onde se pode completá-la adequadamente, então o soldador precisa saber onde é que cada área específica está situada para ser soldada. Essa é uma informação que fica programada no robô para ele soldar nos lugares certos. Algumas vezes o braço robótico vai trabalhar na correia transportadora, onde é programado para exercer apenas uma tarefa, como a de soldar um lado de um para-choque, no caso de uma automação industrial, por exemplo. Como vantagens, eles permitem uma produção mais rápida e com qualidade regular, oferecendo maior segurança para o trabalhador, além dos robôs serem mais baratos do que manter um funcionário para o mesmo trabalho. Como desvantagem, ele apresenta preocupações como, o fato de ser caro, a exigência de pessoal treinado e de um programa para possíveis reparos. Sem contar que, por ter movimento mais limitado, o braço robótico pode não soldar todos os lugares precisos, onde um humano tem que ir terminar o trabalho. Caso o objeto que vai ser soldado esteja no lugar errado, o robô vai continuar soldando conforme o programado e o resultado são as soldas em lugares errados.

138 visualizações0 comentário
bottom of page