top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Quais são as grandezas elétricas?


Mesmo para quem não trabalha direta ou indiretamente em alguma área relacionada com a eletricidade, já deve ter ouvido falar (mesmo que bem remotamente…) dos termos: tensão, corrente, resistência e potência elétrica. Pois é, esses termos são conhecidos como grandezas elétricas e nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Corrente elétrica

A corrente elétrica é o resultado do fluxo ordenado de cargas elétricas. Quando dizemos “fluxo ordenado”, significa o movimento orientado dessas cargas. Podemos considera-la como uma das grandezas fundamentais, uma vez que sem corrente elétrica, nenhum dos aparelhos elétricos ou eletrônico que conhecemos, funcionaria.

Potência elétrica

Basicamente a potência é a velocidade através da qual um equipamento converte a energia elétrica em trabalho. No sistema internacional de mediadas, o watt (W) é a unidade de potência. Nos equipamentos elétricos, a potência diz respeito a quantidade de energia elétrica que é transformada em outro tipo de energia. Por exemplo, uma quantidade X de watts é necessária para que um micro-ondas consiga realizar o seu trabalho que é o aquecimento.

Resistência elétrica

Como o próprio nome já diz, a resistência elétrica é a capacidade de um corpo de se opor (resistir) à passagem de energia elétrica. Ela varia de acordo com a largura, comprimento, condições ambientais e natureza do material condutor.

Tensão elétrica

Podemos dizer que tensão elétrica é a força necessária para a movimentação dos elétrons, criando assim uma corrente elétrica. Essa diferença pode representar uma fonte de energia (força eletromotriz) ou uma perda de energia ou armazenamento (queda de tensão). A tensão pode ser contínua, quando não muda de polaridade como, por exemplo, uma pilha, e alternada, quando muda de acordo com a frequência.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page