A iluminação, há até alguns anos, não era algo pensado, o importante era iluminar tudo. Com o passar dos anos, começou-se a pensar que a iluminação deveria receber um cuidado especial, onde colocar e quais os tipos certos de lâmpadas devemos usar. E há aproximadamente 20 anos, o uso das lâmpadas começou a mudar. Percebeu-se que as lâmpadas incandescentes sugavam muita energia e não tinham uma boa durabilidade. Foi nesse momento que apresentaram uma ótima saída: as lâmpadas fluorescentes!
As lâmpadas fluorescentes
Conhecidas por muitas pessoas, como as ‘lâmpadas brancas’, as lâmpadas fluorescentes têm como grande diferencial o fato de economizarem até 75% de energia quando comparadas as lâmpadas redondinhas, ou seja, as incandescentes. Este tipo de lâmpada não exige cuidados, no entanto, foi-se percebido que as lâmpadas brancas sofrem quando o assunto é umidade. O que se descobriu é que a umidade afeta a durabilidade e estabilidade da lâmpada branca.
Como a umidade afeta a lâmpada fluorescente
Além dos riscos citados acima, existem ainda outros problemas que a umidade traz para a lâmpada fluorescente, como por exemplo:
O perigo de choque elétrico;
Corrosão e;
Mau desempenho da lâmpada.
Os três itens citados acima são muito importantes para a longevidade da lâmpada fluorescente. Quanto ao perigo de choque elétrico é importante garantir que a lâmpada esteja com o aterramento em dia, principalmente se a lâmpada for ser utilizada nos ambientes molhados. O que os especialistas dizem é que a água pode condensar-se fora da lâmpada e assim apresentar o risco de choque. Quando falamos de corrosão, devemos lembrar que a base das lâmpadas é feita de metal e, como a umidade age corroendo o metal, existe essa pequena possibilidade. Recomenda-se que as lâmpadas fluorescentes não sejam utilizadas nas áreas molhadas. E por fim, o mau desempenho da lâmpada que acontece devido aos problemas. No entanto, se você fizer a instalação correta sua lâmpada terá uma boa durabilidade e fará a economia necessária.
留言