Tipos de conectores elétricos


Conexão automática

Destinado a diversas aplicações, tais como: instalações residenciais, ventilador de teto, luminária e emenda para tomadas, etc., funcionam tanto para conexão, quanto para isolação (neste caso não há a necessidade de uso de fitas isolantes junto aos conectores). O uso desse tipo de conector é muito fácil. Basta decapar o cabo na medida indicada na lateral do conector, abrir a trava, inserir o cabo e, por fim, fechar a trava.

Porcelana

Por ser ideal para locais de alta temperatura, é o mais indicado para chuveiros. Assim como o de conexão automática, dispensa fitas isolantes. Seu manuseio também é muito simples, bastando apenas uma chave de fenda para soltar os parafusos dos bornes para a conexão dos cabos e, claro, para o reaperto dos mesmos em seguida.

Múltiplo Sindal

Com manuseio bastante parecido aos de porcelana, é uma excelente opção para emendas em quadros de comandos porque a barra conta com vários bornes.

Torção

Bastante utilizados em ventiladores de teto, emenda para luminárias, caixas de passagem e emendas de tomadas, possuem cores diferentes (vermelho, amarelo, laranja, azul, e cinza) que correspondem a quantidade de corrente suportada.

  1. Cinza – Bitola entre 0,8 e 2,5 mm² e até 21 ampares

  2. Azul – Bitola entre 0,8 e 4,5 mm² e até 28 ampares

  3. Laranja – Bitola entre 1,5 – 6 mm² e até 36 ampares

  4. Amarelo – Bitola entre 2,5 – 6 mm² e até 36 ampares

  5. Vermelho – Bitola entre 4,5 – 17 mm² e até 68 ampares

Esse tipo de conector tem se tornado muito usado por oferecer muita facilidade no manuseio das emendas que não se soltam nem se os cabos forem fortemente puxados.

Split bolt

São os mais indicados para uso em caixas de passagem padrão. Ao contrário de outros modelos, nesses é preciso fazer isolação com fita de auto fusão e fita isolante.

19 visualizações