top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Verão. A estação nobreak


Não bastassem todos os problemas que enfrentamos no dia a dia, ainda somos “presenteados” como sedo o país com a maior incidência de raios em todo o mundo. Além da capacidade que um raio tem de, simplesmente, acabar com a vida de qualquer um de nós, ainda são capazes de nos trazer, mesmo não caindo diretamente em nossas residências ou locais de trabalho, prejuízos dos mais variados aos mais variados equipamentos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, mais de 300 raios chegaram até o solo durante as chuvas de início da estação de verão. Eles podem causar curto-circuitos, acidentes relacionados com a rede elétrica, além é claro de provocar instabilidade na mesma. Uma ótima opção de solução para os prejuízos que os raios possam vir a nos trazer em qualquer que seja o ambiente (residências, comércio ou indústria), está nos equipamentos Nobreak que, como o próprio nome sugere, servem para evitar que os aparelhos a eles conectados se desliguem quando de uma queda da rede de energia primária. Mas a função de um nobreak não se limita a apenas manter os equipamentos ligados, eles também protegem os mesmos contra subtensão, sobretensão e surtos de tensão. Uma vez que a energia primária é interrompida, eles entram imediatamente em ação e isso acontece por conta das baterias internas que possuem. Além disso, dependendo do nobreak, são equipamentos que podem vir equipados inclusive com software capaz de controlar suas funções internas, além de monitorar

Vantagens dos Nobreaks em relação a:

Eletroeletrônicos

Proteje os equipamentos das muito prováveis variações de tensão por conta das oscilações de energia ou apagões. Geralmente nas quedas de energia primária, quando a mesma retorna, apresenta valores de tensão incorretos que podem facilmente provocar a queima dos equipamentos.

Computadores e conexão à internet

No caso dos computadores os prejuízos são dobrados, uma vez que podemos perder o equipamento em si ou arquivos com os quais estávamos trabalhando em um momento de oscilação ou queda de energia. Em relação a conexão de internet o motivo é simples. Uma queda ou oscilação de energia pode fazer com que o sinal DSL seja interrompido ou o modem (equipamento que recebe de distribui a conexão, inclusive via Wi-Fi nos dias atuais) seja completamente desligado ou, simplesmente, queime.

Segurança

Aqui vale destacar especificamente as câmeras de segurança. Principalmente em uma época na qual a violência se tornou algo praticamente banal em nosso país, ou seja, vivemos boa parte do nosso dia com medo de sofrer algum tipo de violência, ter câmeras de vigilância funcionando e gravando as situações vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, é fundamental. Podemos dizer que ter esse tipo de sistema de vigilância ligado a um nobreak é quase que mandatório.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page