• André Habib

Testando o disjuntor para ver se ele recebe energia


Passo a passo para testar o disjuntor

  1. Coloque equipamentos de segurança, como sapatos com solado de borracha e óculos e proteção. Não se esqueça de verificar se o chão no painel de serviço está seco e coloque o tapete de borracha no chão, em cima do painel.

  2. Vá ao painel do disjuntor e veja se tem algum disjuntor que está na posição desligado. Desligue todas as luzes e os aparelhos do lugar afetado e ligue o disjuntor novamente, empurrando a flecha para cima e colocando ele na posição de ligado. No caso de o disjuntor desligar rapidamente, isso mostra que existe um problema na fiação do circuito e você precisará chamar um eletricista.

  3. Desligue os aparelhos e as luzes do lugar afetado novamente e, se o disjuntor abrir de novo, ele deverá ser testado.

  4. Desaperte todos os parafusos que estão prendendo a tampa do painel na caixa e mantenha-os em um local seguro para que você não os perca ao recolocar na tampa. Retire a tampa do painel.

  5. Ajuste o multímetro para “Volts AC” e meça a parte isolada “Barramento de terra” do painel. No caso da energia fluir por meio do disjuntor, a leitura do multímetro mostrará 120 ou 240 volts. Caso não indique isso, é porque o interruptor precisa ser substituído. Assim que fizer a substituição, aperte a tampa no painel e ligue novamente o disjuntor.

0 visualização